terça-feira, 30 de março de 2010

Nossa proposta

Estamos inaugurando nosso blog neste mês, por isso, queremos dar as boas vindas a todos vocês, nossos leitores, além de lhes dispor um espaço para discutir idéias e interagir.

Nesse espaço, estaremos abordando os mais diversos temas dentro do assunto proposto na tentativa de esmiuçá-lo até que não consigamos mais permanecer indiferentes a um problema antigo e crônico da sociedade – os resíduos sólidos urbanos.

Popularmente conhecido como lixo, os resíduos de maneira geral, são todo material orgânico e seco que o indivíduo ou a indústria deixam de utilizar. Esse material é descartado por nós em nossas lixeiras e desse momento em diante não nos preocupamos mais. Será mesmo que nossa responsabilidade vai somente até a lixeira de nossas casas? Além disso, vivemos num contexto em que o consumo é cada vez mais enfatizado e valorizado, porém todo esse material um dia acaba parando no lixo. Diante de tudo isso, o que fazer? Essas e outras perguntas serão debatidas aqui mesmo, neste blog. Ajude-nos a encontrar soluções viáveis a todos esses problemas para que atinjamos um consumo sustentável em prol de nosso mundo e das futuras gerações.

A seguir, falaremos sobre o que é lixo, seus tipos, destinos e, por fim, mudanças no descarte do mesmo visando atingir um comportamento embasado na sustentabilidade.

2 comentários:

  1. Separar o lixo é uma tarefa tão simples e que pode fazer toda a diferença, não custa nada e deixa a casa até mais limpa e organizada. No começo eu separava por que pensava em quantas famílias vivem da reciclagem, mas depois que conheci um aterro sanitário e seu funcionamento percebi no mal que estamos fazendo quando mandamos plástico, vidro e tantas outras coisas que demoram séculos pra se decompor para o aterro. Cada um fazendo sua parte galera, só assim poderemos ajudar nosso planeta.

    ResponderExcluir
  2. Oi, gostaria de saber daonde vem a expressão "resíduos sólidos urbanos". Pergunto: produzimos tmb no nosso dia a dia resíduos "líquidos/gasosos" urbanos, não? E, haveria porventura resíduos sólidos "rurais/agrários"? É pertinente essa oposição? Tks!

    ResponderExcluir