terça-feira, 4 de maio de 2010

Conscientização e Educação

A constatação de uma simples melhoria é um fato promissor e possivelmente resulta da combinação de esforços técnicos para adequar a questão e de um avanço da sociedade brasileira na compreensão da importância do tema com reflexos pró ativos. Com esta nova postura, o índice de coleta de RSU em 2008 aumentou aproximadamente 5% quando comparado ao ano de 2007 enquanto a geração de RSU cresceu apenas cerca de 1%.
Mesmo com um quadro positivo na coleta, a disposição final dos resíduos continua a ser um problema, uma vez que somente 55% das 150 mil toneladas coletadas diariamente são encaminhadas para disposição final em aterros sanitários e aproximadamente 67 mil toneladas por dia de RSU tem destinação final inadequada em aterros controlados ou lixões. Este percentual de disposição final adequada para a maior parte dos RSU coletados pode ser considerada um avanço quando comparada à situação anterior, porém a quantidade de resíduos encaminhados para locais irregulares ainda carece de solução.
Menos de 10% do lixo coletado nas residências vão para a coleta seletiva. Porém se levarmos em conta que em torno de 40% da composição do lixo doméstico é lixo seco, poderíamos aumentar o índice de coleta seletiva, visto que, esse tipo de coleta abrange 100% da cidade de Porto Alegre.

Para solicitar coleta seletiva em sua residência clique em:

O que você acha que cada um de nós pode fazer para mudar esse quadro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário