quinta-feira, 23 de setembro de 2010

INCINERADORES DE LIXO AUMENTAM O RISCO DE CÂNCER DE MAMA E FÍGADO


(Fonte: globo.com)
Exposição à fumaça tóxica aumenta de 4,8% a 6,9% as chances de se desenvolver câncer de mama e de 6,8% a 9,7% as de câncer de fígado

O risco de desenvolver um câncer, sobretudo de mama ou fígado, aumenta com a exposição à fumaça dos incineradores de lixo, relevou um estudo publicado em Paris.

Segundo o grau de exposição (de médio a forte), o risco constatado aumenta de 4,8% a 6,9% para o câncer de mama e de 6,8% a 9,7% para o câncer de fígado, indicaram encarregados do Instituto Nacional de Vigilância Sanitária (INVS) francês.

A França tem o maior parque de incineradores da Europa, com 128 locais em funcionamento.
Neles são queimados lixos diversos, sobretudo materiais plásticos e metais que liberam várias substâncias tóxicas (partículas, metais pesados, dioxinas, líquidos inflamáveis e hidrocarbonetos aromáticos policíclicos) que podem ser inalados, ingeridos ou contaminar o solo e, conseqüentemente, os animais e os vegetais.

"A questão não é a distância da residência com relação ao incinerador, mas a exposição à fumaça" que ele libera, explicou Gilles Brücker, diretor geral do INVS. O estudo foi realizado em quatro departamentos que abrigam 16 incineradores, onde 135.500 casos de câncer foram detectados durante os anos 1990, em pessoas expostas à fumaça dos incineradores durante os anos 70 e 80.

Além dos cânceres de mama entre as mulheres e de fígado entre mulheres e homens, o estudo evidenciou um risco aumentado para duas outras formas de cânceres: os linfomas não-hodgkinianos (até 8,4%) e os sarcomas de tecidos moles (de 9% a 13%).

A INVS ressaltou, entretanto, que os incineradores atuais são "menos poluentes e melhor controlados" porque as novas normas européias impõem desde o fim de 2005 um máximo de 0,1 nanograma de dioxina por metro cúbico (1 ng = um bilionésimo de grama).

Nenhum comentário:

Postar um comentário