Tenha atenção com o Óleo de Cozinha!
Impacto:
O descarte inadequado do óleo de cozinha é muito maléfico para o ambiente. Ao se juntar à àgua e à rede de esgoto, quando descartado pia abaixo, o óleo de cozinha tem grande potencial poluidor. Conforme o engenheiro Nicolás Apro: “O óleo jogado na água polui a água e a fauna, porque fica flutuando na superfície e não permite a oxigenação, nem que entre luz”. Assim, verifica-se que o impacto causado pela não reciclagem/reutilização do óleo de cozinha pode ser bem mais significativo do que comumente imaginamos.
É por isso que já existem muitas redes de cooperação que recolhem o óleo armazenado por bares e restaurantes, dando-lhe o destino adequado. Mesmo assim, em se tratando do consumo doméstico, há muitas pessoas que ignoram o impacto negativo que o descarte inadequado produz no ambiente. Assim, um dos principais desafios para o problema do óleo de cozinha é a concientização, no sentido de levar at é as pessoas o conhecimento sobre os impactos que esse resíduo tem no ambiente.
O que podemos fazer?
Apesar do problema do óleo não apresentar uma solução eficiente, o acondicionamente do óleo utilizado e o posterior envio deste óleo para a reciclagem é a ação mais adequada a se tomar. É uma ação simples, que evita problemas no encanamento (mau-cheiro, entupimento, etc) e ainda contribui bastante para a preservação do ambiente. Uma garrafa pet com tampa é tudo que se precisa para armazenar o resíduo.
A desinformação sobre os problemas do óleo de cozinha é um dos principais entraves para que mais gente se concientize sobre a necessidade do correto manejo deste residuo.
Outra alternativa interessante para o problema do óleo é a produção artesanal de sabão. Utilizando o óleo para fazer sabão, além de contribuir para o ambiente, pode trazer economia para dentro de casa. Inclusive já existem empresas em grandes metrópoles que se inserem em redes para, voluntariamente, recolherem o óleo usado por bares e restaurantes para que ele seja reaproveitado como matéria-prima em algum processo produtivo. Dessa forma, todos saem ganhando. No final seguem links para videos que explicam como fazer sabao reutilizando oléo de cozinha, e também um video de uma empresa que compra óleo usado para reciclá-lo.
Aqui em Porto Alegre já existem diversos postos de coleta de óleo de cozinha, os quais podem ser consultados no site da prefeitura: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/dmlu/default.php?p_secao=94
ResponderExcluir