sexta-feira, 2 de abril de 2010

Reciclagem: dicas sobre separação do lixo


A maioria das pessoas já ouviu falar a respeito de reciclagem e sabe que o começo desse processo está na separação do lixo entre seco e orgânico. O que acontece, porém, é que muitas vezes ficamos em dúvida se determinado material, em determinadas condições deve ser colocado no lixo seco ou no orgânico.
Pensando em ajudar você a fazer uma separação correta dos resíduos, listamos abaixo algumas dicas interessantes, confira:

PAPÉIS: todos os tipos são recicláveis, inclusive caixas do tipo longa-vida e de papelão. Não recicle papel com material orgânico, como caixas de pizza cheias de gordura, pontas de cigarro, fitas adesivas, fotografias, papéis sanitários e papel-carbono.

PLÁSTICOS: 90% do lixo produzido no mundo é composto de plástico. Por isso, esse material merece uma atenção especial. Recicle sacos de supermercados, garrafas de refrigerante (pet), tampinhas e até brinquedos quebrados.

VIDROS: quando limpos e secos, todos são recicláveis, exceto lâmpadas, cristais, espelhos, vidros de automóveis ou temperados, cerâmica e porcelana.

METAIS: além de todos os tipos de latas de alumínio, é possível reciclar tampinhas,
pregos e parafusos. Atenção: clipes, grampos, canos e esponjas de aço devem ficar de fora.

ISOPOR: ao contrário do que muita gente pensa, o isopor é reciclável. No entanto, esse processo não é economicamente viável. Por isso, é importante usar o isopor de diversas formas e evitar ao máximo o seu desperdício. Quando tiver que jogar fora, coloque na lata de plásticos. Algumas empresas transformam em matéria-prima para blocos de construção civil.

LIXO DOMÉSTICO: primeiro de tudo, não misture o lixo reciclável com material orgânico, como sobras de alimentos e cascas de frutas e legumes. Coloque o lixo em sacos separados e atenção: lave bem as embalagens como latas, garrafas e frascos de vidro. Procure deixar os materias secos antes de embalar.
Os papéis podem ser dobrados, mas não amassados. Os vidros, metais com pontas e outros materiais cortantes devem ser embrulhados em papel grosso (como papelão) ou colocados em uma caixa para evitar acidentes. Não misture garrafas ou frascos com vidros planos.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog!
    Ele nos auxilia a pensar de maneira sustentável sobre a reciclagem dentro de nossas casas, pelo incrivel que pareça hoje em dia muitas pessoas ainda não aderiram a separação do lixo seco e lixo orgânico. Também nos tráz de maneira coesa o que algumas empresas estão fazendo para reciclar materiais que demorariam anos para se decompor. Só que elas poderiam vender esses produtos um pouquinho mais barato. Falta investimento de empresa privadas e apoio do governo para que isso se torne possível.

    ResponderExcluir
  2. Por que não podemos reciclar caixa de pizza? Tipo, dá dó colocar aquele monte de papelão no orgânico só por causa de uma gordurinha que ficou na embalagem...E tmb clipes, pq não? Só mais uma dúvida: pq não podemos amassar o papel antes de jogar no reciclável? Como isso inviabiliza o processo de reciclagem? Valeu, legal o blog!

    ResponderExcluir