terça-feira, 22 de junho de 2010

Capital tem projeto para acabar com lixo nas rua



Prefeitura estuda a instalação de contêineires e recolhimento mecanizado


Porto Alegre poderá mudar sua coleta de lixo no próximo ano. A novidade seria a instalação de contêineres padronizados pela cidade, destinados ao acondicionamento do lixo antes do recolhimento. Os caminhões seriam equipados com um sistema mecanizado, controlado pelo motorista, capaz de recolher o conteúdo dos contêineres sem necessidade de trabalho braçal.

O diretor do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Mário Monks, e uma equipe de técnicos apresentaram um anteprojeto ao prefeito José Fortunati sugerindo a alteração. Após a aprovação inicial do prefeito, a implantação do novo sistema depende de estudos.

Segundo Monks, além de aperfeiçoar o serviço, o uso de contêineres serviria para melhorar a qualidade de vida da população. Para ele, o lixo que é deixado na rua à espera do recolhimento pelo caminhão, por ficar muitas vezes exposto a céu aberto, ameaça a saúde de quem convive com esse problema. Há preocupação, também, com o papel do lixo nas enchentes que costumam atingir diversas regiões da Capital. Os resíduos entopem bueiros e prejudicam o escoamento da água.

– Muita gente deixa o lixo na rua e a coleta só chega dois, três dias depois, como está programada. Aí vem cachorro, chuva, e esse lixo se espalha. Com o novo sistema, esses problemas poderiam ser solucionados – explica. Monks adianta que seriam colocados de um a dois contêineres por quadra, dependendo da necessidade. A ideia poderá ser testada até março de 2011 em uma zona piloto que atingiria os bairros Centro, Bom Fim e Cidade Baixa. Após, se aprovado, o novo sistema cobriria, gradualmente, outras regiões.

Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/

Você concorda com a substituição de lixeiras por contêineres em Porto Alegre: Aproveite e participe da enquete! Não deixe de manifestar sua opinião!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário