terça-feira, 8 de junho de 2010

Transformação do lixo inspira educação ambiental

O lixo deixado às margens do Guaíba, no Parque Marinha do Brasil, em Porto Alegre, transformou-se em brinquedos e atualmente forma uma coleção com mais de 200 peças pela iniciativa do jardineiro Carlos Aparício da Silva de Aguiar. Funcionários da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o Teixeirinha, como é conhecido, começou há quatro anos a recolher o lixo e a criar bonecos e bichos. Além de integrar sua coleção, o material faz parte de uma exposição que serve de base aos trabalhos de educação ambiental. “Começou como passatempo e passou a ser um meio de expor como a poluição está crescendo”, afirma Teixeirinha, jardineiro de parque há mais de 20 anos.


Entre os itens, estão os bichos e insetos feitos com plásticos, como garrafas PET e embalagens de xampu. Com o passar do tempo, o material é constantemente atualizado. A última invenção do jardineiro foi o casal “lixolino e lixolina”. Eles têm quase 1 metro de altura e são feitos com garrafas PET e preenchidos com tampinhas. Na lista dos itens prediletos estão uma tartaruga de plástico e os mosquitos de tampinha de garrafa.


Na exposição chamam a atenção bonecos feitos com material eletrônico, como celulares e lâmpadas. Para simbolizar a produção de lixo, ele criou o “navegador dos sete mares”. O boneco, feito de placa de computador, está em um barco de metal e cheio de pilhas. A exposição percorre secretarias municipais e escolas, ressaltando a importância de se reciclar o lixo.


Fonte: Jornal Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário