domingo, 24 de outubro de 2010

Brasil e seus resíduos sólidos urbanos!


Neste Blog você encontra as principais noticias a respeito do lixo... Idéias para reaproveitar o lixo produzido diariamente por cada um de nós, local para o descarte de resíduos que não podem ser descartados no lixo comum, impactos ambientais que o lixo pode causar para a sociedade...
Mas porque tanta preocupação com o lixo? Qual a situação do Brasil em relaçao a coleta seletiva e separação seletiva?
- O Brasil produz cerca de 100 toneladas de lixo por dia, e recicla menos de 5%. Já os Estados Unidos e a Europa reciclam cerca de 40%.
- De tudo que é jogado diariamente no lixo, pelo menos 35% poderia ser reciclado ou reutulizado e outros 35% poderiam ser transformados em adubo orgânico. Isso não ocorre porque misturamos o lixo, descartamos lixo tóxico ou especial no lixo comum...
- Cerca de 50,8% do lixo brasileiro vai parar em lixões a céu aberto, local totalmente impróprio para receber esses resíduos (maiores informaçoes no artigo "caminho do lixo", postado em setembro.)

Quando percebermos o impacto ambiental que o lixo mal descartado pode gerar, bem como a grande fonte de renda que o lixo pode ser, quando bem reaproveitado, algo que hoje não tem valor nenhum poderá ser encarado como um negócio muito lucrativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário