As eleições no Brasil são sinônimo de grande produção de papéis de propaganda eleitoral. Abaixo, trouxe a matéria que saiu hoje no site do ClicRBS sobre as eleições do dia 03/10/10.
Uma enxurrada de papéis de propaganda de candidatos, os chamados santinhos, foi retirada de ruas e calçadas de Porto Alegre entre ontem e hoje. Segundo o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), uma equipe de 642 funcionários e 38 caminhões começou o trabalho de varrição logo após o fechamento das urnas. O total recolhido até esta manhã chegava a quase 100 toneladas, conforme o assessor do órgão da prefeitura, Roberto Azevedo.
— O volume recolhido neste ano nos surpreendeu muito. O total é praticamente o dobro do que foi recolhido em outras eleições, em 2006 e 2008, quando ficou na faixa de 52, 53 toneladas — explicou ele.
Segundo Azevedo, o material foi encontrado, principalmente, perto de paradas de ônibus e locais de votação. As cargas de papel serão levadas ainda hoje para um aterro sanitário, onde serão enterradas.
— Foi muito difícil varrer já que ventou muito e espalhou os santinhos. Equipes trabalharam ao longo da madrugada e nesta manhã. Ainda tem nas ruas mais papel do que a gente gostaria e o trabalho continua — disse ele.
Com a sustentabilidade sendo discutida cada vez mais, inclusive por candidatos, é de se espantar que a quantidade dos "santinhos" tenha crescido consideravelmente em relação às duas eleições passadas.
É o cúmulo do absurdo, quanto desperdício e sujeira, bem típico dessa classe de ser humano...
ResponderExcluirIsso mostra o quanto estão se preocupando com Meio Ambiente, tanto sujando o mesmo quanto deperdiçando de papel etc.
Se exercessem suas funções com Dignidade e Fizessem Boas Ações de Verdade para o Coletivo, não precisariam dessa palhaçada para se (re)elegerem, pois seriam reconhecidos naturalmente por seus feitos e as pessoas votariam por querer votar...