quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Greenpeace deixa lixo radiativo na sede do Parlamento da UE

07 de outubro de 2010 | 12h 58
Ativistas do Greenpeace deixaram nesta quinta-feira dois tambores de lixo radiativo na entrada do Parlamento da União Europeia, em Bruxelas, e se algemaram aos tambores, reivindicando novas e mais rígidas leis ambientais na UE.
Outros manifestantes escalaram mastros de bandeiras próximos, brandindo cartazes dizendo "Lixo nuclear - não há solução".
O Greenpeace disse que as amostras de dejetos radiativos foram coletadas de uma praia pública, um rio, o leito do mar e um vilarejo, respectivamente na Grã-Bretanha, Bélgica, França e Níger. Mais tarde os tambores foram retirados do local pelas autoridades belgas.
A comissão executiva da União Europeia deve propor nas próximas semanas novas normais para o tratamento de lixo das usinas nucleares. Os ativistas disseram que estavam protestando contra os pontos fracos nas primeiras versões provisórias das novas normas.
"No momento, as novas normas quase não passam de um exercício de relações públicas que visa abrir caminho para a construção de várias novas usinas nucleares", disse o porta-voz do Greenpeace Jack Hunter.
(Reportagem de Emily Coleman)

Nenhum comentário:

Postar um comentário